Mentoria Empresarial.

O objetivo principal da Mentoria Empresarial é proporcionar ao empresário, que usualmente experimenta uma solidão em momentos decisivos – um verdadeiro cavalheiro solitário, um ambiente confiável de troca ampliando o olhar sobre as possibilidades e sobre as tomadas de decisões que um empresário enfrenta no seu dia-a-dia. A Mentoria é destinada a empresários com muita experiência ou que estejam iniciando sua trajetória como empreendedores. O importante é o desejo do empreendedor pela troca orientada sobre os desafios operacionais ou estratégicos do meio empresarial.

O Mentor Empresarial dá suporte e encoraja o empreendedor a potencializar suas habilidades já desenvolvidas e a desenvolver aquelas habilidades ainda não desenvolvidas. Também possibilita a identificação de novas oportunidades e diferenciais no mercado aonde o empreendedor atua. O Mentor encoraja o aprendizado contínuo na prática orientando o empreendedor a construir um ambiente de equilíbrio nos seus diversos papeis, ou seja, equilíbrio entre a vida pessoal e profissional do empreendedor.

A Mentoria Empresarial difere do Coaching Executivo e Empresarial, por ser conduzida por um profissional com comprovada experiência na condução de empresas. Não tem um prazo estabelecido nem tampouco consiste em um treinamento ou metodologia específica. Ela é personalizada e pode durar até quando o empreendedor não achar mais necessário o auxílio do Mentor por entender, o empreendedor, que já possui autonomia para sua tomada de decisões.

A Mentoria Empresarial difere também da Consultoria Empresarial. Enquanto a consultoria empresarial direciona a empresa mais para métodos e ferramentais e o foco é a empresa, a Mentoria Empresarial é menos diretiva, totalmente customizada para o empresário e visa educar o empreendedor para a tomada de decisão consciente e equilibrada.

Nas sessões de Mentoria o empresário discute periodicamente com seu Mentor sobre os desafios pessoais e do negócio, com um suporte mais abrangente, não apenas focado na empresa, mas também no sucesso do empreendedor incluindo o equilíbrio entre sua vida pessoal e profissional. O foco é o empreendedor e não a empresa.

Um outro ponto importante é que o Mentor pode auxiliar o empreendedor a identificar e evitar os famosos ciclos de auto sabotagem quando o empresário desconstrói, em função de suas próprias limitações, aquilo que demorou tanto para construir. Às vezes esses sintomas são muito claros para um observador externo que não está “sentado” nos paradigmas que o empreendedor se encontra.

O Mentor também auxiliará o executivo a ampliar seu olhar ampliando sua consciência nos seus diversos papéis. O mais interessante é que muitas vezes o próprio empreendedor encontrará por si só suas respostas e suas alternativas, porém isso acontece quando ele aprende a criar um “ambiente” propício para acolher suas dúvidas, suas angústias ou suas empolgações. E aí a presença (e a sabedoria) de um Mentor auxiliará muitíssimo nesse processo.

Com o contato frequente do mentor, o empresário passa a observar os seus processos por um outro ângulo, dessa forma, os empresários podem evitar erros cometidos por falta de formação ou vivência na área ou ainda por limitações psicológicas ou comportamentais.

O Mentor também auxiliará a encontrar parceiros e alternativas frente a tomada de decisões sejam elas operacionais ou estratégicas.

Nossa Mentoria Empresarial é realizada pelo idealizador da Dux, Fabio Amaral, profissional com 25 anos de experiência em gestão empresarial e na formação de líderes e gestores. Alia sua extrema competência estratégica, oriunda da sua formação em Engenharia, com seus profundos conhecimentos em comportamento humano, provenientes das suas formações como terapeuta transpessoal.

O resultado é uma Mentoria que transita em todas as áreas e papéis que a empresa e o empreendedor necessitam.  Observamos, em nossos clientes, uma mudança de olhar e a ampliação da consciência dos empresários sempre como uma certeza desde que o empresário se coloque como um profissional que deseja e necessita ser orientado. O resultado alcançado é diretamente proporcional à entrega do empreendedor no processo de Mentoria.