PlanejamentoEstratégico.
Um Planejamento Estratégico Empresarial tem como principal objetivo criar uma orientação para todos os colaboradores sobre um norte comum possibilitando uma movimentação sinérgica que poderá antecipar acontecimentos. Isso é possível não por futurologia, e sim porque a Empresa é colocada em movimento e isso facilita sua mudança de rumo quando for necessário.
O planejamento Estratégico Empresarial possibilita a visibilidade e os cuidados necessários aos acionistas visando: definir estratégias para o negócio, definir um perfil para a organização, analisar o ambiente interno e externo, definir objetivos e projetos estratégicos, ou seja idealizar um planejamento estratégico que possibilite a correta orientação da Empresa para sua visão de futuro.
O roteiro base para a elaboração do Planejamento Estratégico é apresentado abaixo:
- Resumo Executivo: descreve de forma sucinta o negócio
- Visão do negócio: é o sonho que se pretende alcançar
- Missão do negócio: como atingir uma vantagem competitiva
- Descrição do negócio: descreve detalhadamente as características do negócio, sua cadeia de valor, o histórico da criação, sua localização, etc.
- Redefinição do Negócio: mapeamento dos stakeholders, variáveis de interesse, linha mestre de argumentação, core business, cliente alvo, fatores críticos de sucesso.
- Análise da ambiência externa: análise de SWOT – oportunidades e ameaças
- Análise da ambiência interna: análise de SWOT – forças e fraquezas
- Análise de PORTER
- Quadro de alavancas
- Objetivos Estratégicos
- Projetos Estratégicos
- Projeções financeiras: verificar a viabilidade dos projetos selecionados
- Estrutura organizacional: análise da estrutura organizacional que permita executar as estratégias adotadas
Vantagens: definir o foco estratégico, a orientação do corpo gestor e de líderes da Empresa, agilidade corporativa, coerência entre objetivos e ações, constância de propósitos, facilidade de implementação de diferenciais competitivos, definição de ações diferenciadoras para a empresa, a preparação estratégica e operacional da empresa, definições de políticas claras, análise de concorrentes e de clientes dentre outras coisas.