Planejamento
Estratégico.

Um Planejamento Estratégico Empresarial tem como principal objetivo criar uma orientação para todos os colaboradores sobre um norte comum possibilitando uma movimentação sinérgica que poderá antecipar acontecimentos. Isso é possível não por futurologia, e sim porque a Empresa é colocada em movimento e isso facilita sua mudança de rumo quando for necessário.

O planejamento Estratégico Empresarial possibilita a visibilidade e os cuidados necessários aos acionistas visando: definir estratégias para o negócio, definir um perfil para a organização, analisar o ambiente interno e externo, definir objetivos e projetos estratégicos, ou seja idealizar um planejamento estratégico que possibilite a correta orientação da Empresa para sua visão de futuro.

O roteiro base para a elaboração do Planejamento Estratégico é apresentado abaixo:

  • Resumo Executivo: descreve de forma sucinta o negócio
  • Visão do negócio: é o sonho que se pretende alcançar
  • Missão do negócio: como atingir uma vantagem competitiva
  • Descrição do negócio: descreve detalhadamente as características do negócio, sua cadeia de valor, o histórico da criação, sua localização, etc.
  • Redefinição do Negócio: mapeamento dos stakeholders, variáveis de interesse, linha mestre de argumentação, core business, cliente alvo, fatores críticos de sucesso.
  • Análise da ambiência externa: análise de SWOT – oportunidades e ameaças
  • Análise da ambiência interna: análise de SWOT – forças e fraquezas
  • Análise de PORTER
  • Quadro de alavancas
  • Objetivos Estratégicos
  • Projetos Estratégicos
  • Projeções financeiras: verificar a viabilidade dos projetos selecionados
  • Estrutura organizacional: análise da estrutura organizacional que permita executar as estratégias adotadas

Vantagens: definir o foco estratégico, a orientação do corpo gestor e de líderes da Empresa, agilidade corporativa, coerência entre objetivos e ações, constância de propósitos, facilidade de implementação de diferenciais competitivos, definição de ações diferenciadoras para a empresa, a preparação estratégica e operacional da empresa, definições de políticas claras, análise de concorrentes e de clientes dentre outras coisas.