Gestão de
Marketing.

Para obtermos uma sólida na Gestão de Marketing das empresas necessitamos atuar em três frentes distintas, porém complementares, para o sucesso em marketing:

  • Planejamento Estratégico de Marketing
  • Gerenciamento da Rotina
  • Capacitação de Líderes e Gestores de Marketing

Planejamento Estratégico de Marketing

Tem como principal objetivo criar uma orientação para todos os colaboradores e gestores de marketing sobre um norte comum possibilitando uma movimentação sinérgica que poderá transformar estratégias de marketing em demandas direcionadas para a área comercial que resultem em vendas. Isso é possível não por futurologia, e sim porque a Empresa é convidada a analisar cuidadosamente o mercado em que atua definindo um posicionamento vencedor dentro desse mercado.

O planejamento Estratégico de Marketing possibilita a visibilidade e os cuidados necessários aos gestores visando: definir estratégias de marketing institucionais, promocionais e da linha de produtos, definir adequadamente seu cliente alvo, analisar as forças e fraquezas (ambiente interno) e as ameaças e oportunidades do mercado (ambiente externo) definindo o que e como comunicar com o público interno e externo, definir objetivos, metas e projetos estratégicos, ou seja idealizar um planejamento estratégico que possibilite a correta orientação de toda a área de marketin para sua visão de futuro (que também será definida).

O roteiro base para a elaboração do Planejamento Estratégico de Marketing é apresentado abaixo:

  • Resumo Executivo: descreve de forma sucinta o mercado de atuação, os produtos, seus diferenciais, estratégias adotadas, políticas, etc.
  • Visão da Área: é o sonho que se pretende alcançar com data definida – a transformação para a área
  • Missão do Área: como atingir uma vantagem competitiva frente aos concorrentes – nossa forma de agir independente do que aconteça!
  • Descrição do Área de Marketing: descreve detalhadamente as características da área, sua cadeia de valor, o histórico da criação, seus processos, suas métricas, seus clientes, canais de comunicação, tipos de mídias, etc.
  • Redefinição do Modelo de Comunicação: mapeamento dos stakeholders, variáveis de interesse, linha mestre de argumentação, core business da área, cliente alvo, fatores críticos de sucesso.
  • Análise da ambiência externa: análise de SWOT – oportunidades e ameaças
  • Análise da ambiência interna: análise de SWOT – forças e fraquezas
  • Análise de PORTER para os principais produtos (quando aplicável)
  • Quadro de alavancas: visão estratégica do Mercado de atuação
  • Objetivos Estratégicos: o que iremos alcançar e quando.
  • Projetos Estratégicos: a materialização da estratégia em frentes de ataques com respectivos responsáveis
  • Projeções financeiras: quanto iremos investir para alavancar as vendas da forma proposta.
  • Cronograma de Propaganda e Marketing: quais peças serão elaboradas, de que forma nos comunicaremos, quando serão feitas as comunicações, tipos, etc.
  • Estrutura organizacional: análise da estrutura organizacional que permita executar as estratégias adotadas com propostas de melhorias quando necessárias
  • Mídias utilizadas: definições e implantações de mídias adequadas à atuação estratégica da empresa

Nosso grande diferencial é realizar o planejamento de marketing contemplando vivências externas, atividades práticas, desafios e muita reflexão fazendo com que a equipe interiorize toda a estratégia de uma forma muito profunda e participativa!

Gerenciamento da Rotina de Marketing

A Gestão de Processos de Marketing é a segunda frente de ataque da Gestão de Marketing. Visa a implantação de um Sistema de Gerenciamento da Rotina orientado para resultados; resultados estes mensurados diretamente por indicadores de divulgação e engajamento aprovados e validados pela Direção de Marketing.

Primeiramente realizamos um diagnóstico de todos os processos de comunicação existentes visando determinar a robustez e o grau de maturidade atual do marketing da Empresa.

Etapa de Estruturação

A Etapa de Estruturação destina-se a documentar a realidade das rotinas e processos através de metodologia própria visando registrar em detalhes a maturidade atual dos processos. Esta etapa envolve:

  • Treinar todos os envolvidos em conceitos de gerenciamento da rotina e gestão de processos.
  • Documentar todos os processos de marketing em três níveis distintos e complementares: fluxogramas (o que fazer), primeiro detalhamento (o que fazer) e segundo detalhamento (o como fazer).
  • Validar e aprovar todos os processos e suas respectivas documentações liberando formalmente a primeira revisão.
  • Definir indicadores e respectivas metas incluindo seus desdobramentos.
  • Criar painéis de controle para garantir a gestão à vista dos indicadores de desempenho.
  • Treinar formalmente toda a equipe envolvida direta ou indiretamente na execução em seus respectivos processos.

Etapa de Consolidação

Após a definição e criação de indicadores de desempenho e dos processos entramos na fase de análises críticas periódicas dos Processos e dos Painéis de Controle buscando a auto-gestão e a melhoria contínua dos processos de comunicação corrigindo as ações de divulgação orientando as mesmas para a obtenção de resultados.

Das análises críticas surgirão melhorias e otimizações necessárias que garantam a busca pela crescimento sustentável para a área de marketing.

Treinamento de Líderes, Colaboradores e Gestores

Dependendo do observado no Diagnóstico da área idealizamos um plano de capacitação para toda a área de marketing incluindo treinamentos de auto liderança (Liderar), Hábitos Eficazes, etc.