Consultoria
Empresarial.

Uma dúvida muito comum para quem vai contratar uma Consultoria Empresarial é saber se realmente é isso que sua empresa necessita.

Consultoria Empresarial é um tipo de intervenção que visa implantar o profissionalismo nas empresas de todos os ramos de atuação via atuação em gerenciamento da rotina (organizar as ações rotineiras via mapeamento de rotinas e processos) ou gerenciamento estratégico (focada no futuro e na sobrevivência da empresa via planejamento estratégico).

A Consultoria pode ser realizada em uma área específica, tipo consultoria em gestão comercial, ou em todas as áreas da empresa simultaneamente, dependendo das necessidades e do porte da empresa.

No entanto existem consultorias que se especializam em métodos ou implantações muito específicas sendo mais indicadas para necessidades ou segmentos específicos.

Sendo assim antes de contratar uma empresa de consultoria empresarial é recomendável verificar se a necessidade é ligada à gestão da rotina/gestão estratégica, implantação de tecnologia/ equipamentos específicos para seu mercado ou capacitação dos seus líderes e colaboradores.

Necessidade de organização e visibilidade estratégica: altamente indicado contar com uma empresa de Consultoria Empresarial que mediante sua experiência de mercado, suas metodologias e seus consultores possam agilizar a correção das necessidades e implantar novos métodos que garantam um crescimento organizado para a empresa. A orientação é optar pelo gerenciamento da rotina e pelo gerenciamento estratégico principalmente para empresas familiares de pequeno e médio porte. A mediação estratégica entre sócios, familiares ou não, também auxilia muito as organizações a criarem uma sinergia dentre os diversos olhares que algumas vezes divide ao invés de somar.

Necessidade de implantar uma tecnologia ou equipamento específico: indicado se buscar uma consultoria especializada naquele método, tecnologia ou equipamento. A implantação se refere a sistemas de gestão, softwares de automação industrial e comercial, automatismo de gestão de mídias sociais, softwares de mineração de dados, etc. A decisão deve passar pela busca da expertise no segmento ou na especialidade em questão. Outra alternativa é treinar multiplicadores naquela tecnologia e implantá-la na empresa sem o apoio e acompanhamento de consultores especializados.

Capacitação de Líderes e Colaboradores: nesse caso é mais indicado intervenções realizadas via treinamentos corporativos, técnicos ou comportamentais, do que Consultoria Empresarial. Treinamentos técnicos visam propiciar conhecimento sobre uma área específica de necessidade da empresa. Já treinamentos comportamentais referem-se a lapidar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e líderes para terem o comportamento e a motivação adequada para o dia-a-dia da empresa.

Nossa metodologia própria para  a Consultoria Empresarial não utiliza fórmulas prontas. Criamos, a partir das necessidades identificadas no Diagnóstico Empresarial, um planejamento estratégico sob medida que irá implantar a organização e a preparação dos líderes e gestores para a busca da profissionalização da empresa focando em pessoas, processos e produtos. Evitar que o sonho se transforme em pesadelo é um objetivo muito claro para a implantação da Gestão Empresarial nas empresas. Por isso somos especialistas em Gestão de Empresas e em Comportamento de Pessoas (líderes e gestores). Aliando essas duas especialidades construimos um metodologia poderosa que trabalha com pessoas para alcançar resultados sustentáveis e duradouros.